quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Ronaldo no Timão: um marketing fenomenal e uma incerteza no futebol


Depois de muita novela, o futuro de Ronaldo finalmente está definido.
Nada de Manchester City, Flamengo, ou qualquer outro time; o destino do atacante é o Corinthians, como foi confirmado ontem.

Sim, acredite! É muita surpresa mesmo, nem o mais otimista dos corintianos poderia esperar por isso. Um golpe “fenomenal” em seus concorrentes, em especial no Flamengo. O time de coração de Ronaldo, e que parecia a opção mais próxima para o seu retorno, após 14 anos longe do futebol brasileiro.
Chegou até a fazer tratamento no clube rubro-negro, para se recuperar de uma grave lesão no joelho esquerdo; foi em fevereiro, no jogo entre Milan e Livorno, válido pelo campeonato italiano.
Mas de nada adiantou, para a raiva e indignação dos torcedores cariocas. Que um dia organizaram a campanha de camisas “Fica Ronaldo”, e agora as queimam, além de chamá-lo de traíra, mercenário, etc.

Para o marketing do Corinthians, é uma contratação bombástica; estive presente no Parque São Jorge na tarde desta terça-feira, e pude constatar a movimentação na loja do clube. Foram quase 100 camisas vendidas, só no primeiro dia. Nada mal.
Além do mais, a vinda de Ronaldo pode render uma valorização de patrocínio (especula-se que o mais próximo seja o banco Bradesco), e a Nike, patrocinadora do atacante e fornecedora de material esportivo do Corinthians. Esta que se vê em atrito com o clube, nos dias de hoje. Mas isso é um assunto à parte.

Finalmente o marketing saiu do ostracismo das camisetas, e pretende ajudar ainda mais a montar um time competitivo para os próximos anos. Especialmente para o centenário do clube, com a tão sonhada Libertadores da América.

Se formos considerar dentro de campo, a contratação é uma incógnita; Ronaldo está acima do peso, e carrega muitas contusões sérias em seus 32 anos de idade. Especialmente as duas cirurgias em seus joelhos.
Porém vale ressaltar que falando-se do Fenômeno, tudo é possível.
Afinal, quem não se lembra da sua reviravolta em 2002 ? Quando fez uma Copa do Mundo perfeita, após um ano inteiro recuperando-se de lesão no joelho. Terminando o torneio com oito gols, em sete partidas, garantindo o penta para a Seleção Brasileira.
É, muitos pensaram que ele não pudesse mais voltar...

Depois de 2006, a Seleção iniciou uma renovação, deixando o atacante de fora. E deixando saudades na torcida. Tanto é que a camisa 9 da amarelinha ainda está vaga; atacantes como Vagner Love, Afonso, Pato, Luis Fabiano & cia tiveram suas chances, e não as aproveitaram muito bem.

Fica agora a enorme expectativa da Fiel para 2009. Que vê agora um time mais forte e maduro para a Série A. E é claro, contando com o Fenômeno. Mais um que agora já se sente parte do “bando de loucos”.

Loucos pelo Corinthians, e loucos para vê-lo ressurgir com o talento que trouxe desde o berço.


Reinaldo Vieira

5 comentários:

João Henrique Olegario disse...

Chupa Flamengo, chupa cariocada
é muito chorororo lá
quero vcs na final da copa do brasil.

ronaldo é gol!
e o corinthians vai ficar rico
huahuahuhuahua

10 de dezembro de 2008 às 08:26
Ricardo Pato disse...

Com certeza é mtu mais jogada de marketing do que futebol....pq ele realmente é uma incognita ....assim como foi o Adriano....a diferença é q o Imperador não passou por DUAS cirurgias no joelho!!!!

Braz

10 de dezembro de 2008 às 14:35
Perecox disse...

Agora vaih dar gosto ouvir o Galvão:

RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRONALDINHO
É DO CORINTHIANS!

Que sonhooo 8.8

mto bom o textoo Naldoo

10 de dezembro de 2008 às 14:37
Tatiane Araújo disse...

Se o mesmo sucesso que ele tá dando em Marketing, ele der no Futebol, estamos feitos em? rsrs

Beeeijo Ro.Naldo ;D

18 de dezembro de 2008 às 03:12
Unknown disse...

que ele nos traaga toda a felicidde que trouxe somente com esta noticia de que viria para cá :D

jogaada sensacional de marketing. o que nos resta é esperar e o mesmo em campo :D
mas isso deixamos pra quando os jogos começarem ;]

beeeeeejo :]

20 de dezembro de 2008 às 03:07