terça-feira, 7 de abril de 2009

Proibido a entrada de menores

Deu a lógica, como a maioria das pessoas haviam previsto.
Após quase uma década os quatro 'chefões' (Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Santos) se mantiveram no G4 nesta primeira fase do Paulistão, sem maiores problemas; é evidente como a força do interior diminuiu nesse ano.
Não houve mais um São Caetano, Ponte Preta ou qualquer outro pequeno (com todo o respeito) que pudesse surpreender.

É ótimo poder ver os grandes num bom momento. Isso torna os clássicos mais emocionantes e os resultados mais justos, como já disse minha amiga e blogueira Tatiane Araújo, certa vez.
Mas vale a pena ressaltar algumas coisas de momento, antes das semifinais; o método de disputa é o mesmo dos dois ultimos anos: o 1º colocado enfrenta o , enquanto que o por sua vez, pega o colocado.
Em caso de igualdade nos resultados, passa aquele que teve a melhor campanha na primeira fase.

Seguindo a ordem respectiva, Palmeiras e Santos farão a primeira semifinal na Vila Belmiro neste sábado, dia 11 de Abril. O jogo de volta está marcado para o sábado seguinte, dia 18.
De um lado, um Palmeiras ainda indefinido, por estar no momento com a cabeça voltada para o jogo desta quarta-feira contra o Sport, válido pela Taça Libertadores; o alviverde ainda não pontuou na fase de grupos, e estará eliminado se perder mais este jogo. Preocupante.
Enquanto que o Santos vem com um moral extremamente alto por ter se classificado nos últimos minutos de jogo contra a Ponte Preta, com três gols salvadores do artilheiro Kleber Pereira; gols que vieram na hora certa, e mesmo não estando numa boa fase nos últimos jogos, o time jogou bem e deixou de depender tanto do camisa 9. E mais ainda, descobriu o jovem atacante Neymar; 17 anos, vem sendo "lapidado" desde os 13 anos na base santista e atualmente é apontado como o sucessor de Robinho, o último grande talento revelado na Vila.

A outra semifinal é entre São Paulo e Corinthians neste domingo de páscoa, dia 12. Com o primeiro jogo no Pacaembu. E o jogo de volta marcado para o domingo seguinte, dia 19, no Morumbi.
De um lado, um São Paulo que, ao contrário do Palmeiras, está praticamente classificado para o mata-mata da Libertadores e deve vir com força máxima nos dois jogos. Além disso, o time finalmente achou um equilíbrio tático e tem um quarteto de respeito, formado pelos meias Hernanes e Jorge Wagner, além dos atacantes Borges e Washington; quase 95% dos gols do time tiveram a participação de pelo menos um deles. É bom ficar de olho.
E do outro lado, um Corinthians que ultimamente tem ficado muito na dependência do atacante Ronaldo e seus gols, devido a escassez de bons centroavantes no elenco, isso não é um absurdo. Mas é sempre bom ressaltar a base que foi mantida, a forte defesa (que atualmente é a melhor do Paulistão, com 15 gols sofridos em 19 jogos), e a força do time em decisões, ainda mais contra o Tricolor; dos últimos 16 'Majestosos' em mata-matas, o Timão saiu vitorioso em 10 deles.
É mais uma decisão que vai pegar fogo, sem dúvidas.

Os vencedores farão a grande final nos dias 26 de Abril e 3 de Maio. Mais emoções estão por vir, no estadual mais disputado do Brasil.
Seria o mico do verão, se os quatro grandes ficassem fora de uma decisão.

O salão de festas já está reservado. E mais do que nunca, menores desta vez não entram.


Reinaldo Vieira

5 comentários:

Persio Presotto disse...

Reinaldo, gracias pela visita e comentário. abs, PP

8 de abril de 2009 às 14:19
Iuri Iacona disse...

Bom texto reinaldo..

achu q vc mando bem dessa vez!

vlw pela visita!

8 de abril de 2009 às 14:53
amanda disse...

caracas..
texto fico muito féra. :D
proibido a entrada de menoores.. kkkk
isso ficou otimo.


VAAAAI CORINTHIANS.
tomara que seja nossa a comemoração principaal :D

8 de abril de 2009 às 18:21
PHeuliz disse...

eis que uma corinthiana vem comentar no seu blog!!!!
Classico paulista é o q há!!!
Me acabo nos jogos!!!
Gostei do texto,...

9 de abril de 2009 às 14:42
Marcelo Braga disse...

Apesar de terem perdido a força de antigamente, alguns times do interior fizeram um bom Campeonato Paulista, como Barueri, Mirassol e Santo André.
É claro que a chegada dos grandes nas semifinais deixa o campeonato muito mais atrativo e lucrativo..
Com exceção do Santos, que não me agrada, temos três grandes times decidindo o campeonato..
um abraço

10 de abril de 2009 às 14:02