segunda-feira, 13 de abril de 2009

Jesus Cristian salva!


Suado, sofrido. Um jogo com a cara da Fiel.
E com um roteiro digno do recente longa-metragem, que estreou nos cinemas na última sexta, movendo todos os corinthianos pelo Brasil e pelo mundo afora.

O primeiro passo para a grande final já foi dado ontem, no Pacaembu, e desta vez o alvinegro de Parque São Jorge saiu na frente; a vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo é de suma importância, já que o adversário tinha a vantagem de jogar por dois empates, devido a melhor campanha na primeira fase do Paulistão.
Agora é aguardar o jogo de volta no Morumbi, que acontece no próximo domingo, dia 19.

Indo ao que interessa, falemos de um jogo aberto desde o início.
Do lado de Mano Menezes, que surpreendeu e escalou um Corinthians no 4-3-3, com Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo no ataque. Ofensividade total, enfim uma ousadia do técnico nesse momento, disposto a vencer.
E do lado de Muricy Ramalho também, escalando o São Paulo dos últimos quatro anos, no velho 3-5-2. A idéia era a de segurar ao máximo o time da casa, e apostar nas jogadas de bola parada com Jorge Wagner, ou em um bom contra-ataque puxado para Washington ou Borges.

Idéias vistas claramente nos primeiros vinte minutos, e aliadas ao ânimo acirrado dos jogadores.
O pisão de Ronaldo em André Dias logo aos 6 minutos deixa claro isso; um lance duvidoso para o árbitro Sálvio Spínola.
Seria caso para expulsão? Talvez. Mas pelo nome e o histórico quase exemplar dentro de campo pesam mais nessa hora. Ponto.

Aos 25 minutos, veio tudo que o São Paulo queria: uma bola parada, ponto forte do time tricolor e tensão para alguns corintianos (especialmente para os corneteiros do goleiro Felipe).
Jorge Wagner joga na área, e o zagueiro Miranda cabeceou para o gol. O Corinthians reclama que o mesmo teria empurrado Chicão antes do lance, cometendo falta. Mas não adiantou, e bola pra frente que ainda tem jogo.

Três minutos depois, a resposta; Jorge Henrique na ponta direita, toca para Elias. O volante com pinta de meia - ou o inverso, caso queira dizer - arrancou, passou por dois zagueiros e cutucou de pé esquerdo para o gol de Rogério Ceni, que sequer se mexeu.
Festa dos corintianos no estádio, que ainda levaram susto em mais dois lances, com Borges (que perdeu um gol cara a cara com Felipe) e Miranda (após cobrança de escanteio, em cabeçada que Elias salvou em cima da linha). Abre o olho, Timão!

O segundo tempo começou mal, mas ficou ainda pior para o São Paulo com a expulsão do zagueiro André Dias, depois de falta em Elias que lhe rendeu o segundo amarelo. Muricy colocou Renato Silva, para reforçar a zaga, e se preparar para uma pressão corintiana que estava por vir.

Não deu outra; um Corinthians quase todo no campo de ataque, com Jorge Henrique e Dentinho finalmente avançando como pontas, Elias ajudando na armação de jogadas, e assim foram criadas mais chances de gol.
Destaque para um chute de Douglas, em que Rogério quase engoliu um frangaço - lance muito semelhante ao do italiano Pagliuca, na final da Copa de 94 -, e em um chutaço de Elias que o arqueiro defendeu a queima-roupa. Que tensão!

Mas aos 47 minutos e quarenta segundos - sim, vale a pena lembrar do tempo! -, Cristian desarma Jorge Wagner no campo de ataque, corre e manda uma bomba de longe, no cantinho de Rogério.
Gol que dispensa comentários; a Fiel explode de alegria no Pacaembu, junto com o volante, que ainda cruza os braços em alusão a Independente (torcida organizada do São Paulo) e manda um gesto obsceno para a mesma. É só ver na foto acima.

"É festa, é festa na favela!", era o que cantava os corintianos. Gol e vitória emocionantes, e semelhantes a semifinal do Paulistão 2001, contra o Santos. Quem viu o gol de Ricardinho a dez segundos do fim sabe do que se trata.
A diferença é que esse era o jogo de volta, carimbando a vaga para a final. Essa história toda culminou com o título paulista, como todos sabem.

A história tem tudo para se repetir, pois raça e superação não falta a esse time. Deixá-lo crescer em retas decisivas é como dar a arma ao bandido.

Vai Corinthians, não pára de lutar!
Saravá São Jorge, ele vai te ajudar!


Reinaldo Vieira

6 comentários:

Samba da bola disse...

bom blog ,mas o 2 a 1 do corinthians num é certeza de classificação não tem que sustentar agora a pressão do sampa no morumbi!!!


futebol?
http://sambadabola.blogspot.com/

13 de abril de 2009 às 16:02
LucasTLopes disse...

Adorei a matéria :)

13 de abril de 2009 às 16:03
amanda disse...

otimooooooo.
emociooonante

vamo que vamoo.
aiinda não acabou, mas estamos quase lá..

Vai Corinthians, não pára de lutar!
Saravá São Jorge, ele vai te ajudar!

beeeeijos naldo

13 de abril de 2009 às 17:30
Tatiane Araújo disse...

O meu comentário de hoje vai ser um trecho do texto do meu blog...

Apesar da emoção e da alegria de ter ganho de tal maneira de um rival onde a hipocrisia impera a todo o instante, devemos nos conscientizar que apenas o primeiro passo foi dado. Fizemos nossa lição de casa, superamos a prepotência a arrogância e o bom futebol do adversário. Revertemos uma vantagem que até ontem aos 92 min de jogo era imposta contra nós. Porém, após o primeiro passo, uma boa caminhada nos espera pela frente.
Mas pode ter certeza Corinthians, você não estará sozinho. Haverá 30 milhões de pessoas caminhando contigo como sempre houve, pois juramos diante do abismo nunca te abandonar!

Beijão, Naldo! ;)

14 de abril de 2009 às 00:47
Renato Pires disse...

CRISTIAN RONALDO

14 de abril de 2009 às 01:10
joao disse...

mais importante do que a vitoria foi a forma que o time se comportou em campo

foi pra cima delas


e vamo pra cima na casa delas agora!

14 de abril de 2009 às 08:35