quarta-feira, 18 de março de 2009

Da água pro vinho

Caro leitor, pare por um instante e pense em um menino antipático, moleque, e sem o menor interesse por futebol. E mais ainda, que ele tem raiva desse esporte e da maioria de pessoas que o apreciam.


Já pensou? Muito bem.
Agora imagine que o blogueiro aqui já foi esse ‘menino’, num passado não muito distante. É algo complicado.
Mas não há um título melhor do que esse para me descrever, em relação à paixão pelo futebol. E mais ainda, pelo Sport Club Corinthians Paulista.

Há exatos 6 anos (e mais alguns dias) começou a saga; foi num Corinthians e Palmeiras, o segundo jogo válido pela semifinal do Paulistão de 2003. Pela primeira vez na vida tive a paciência de acompanhar uma partida de futebol inteira. E não me arrependi.

Foi um jogaço que o Corinthians venceu por 4 a 2, garantindo vaga para a final contra o São Paulo, na qual mais tarde venceria novamente; foram duas vitórias por 3 a 2, nos jogos de ida e volta. E lá vinha mais um título para a galeria de troféus do Parque São Jorge, desta vez o 25º título do estadual.


Antes que alguém me pergunte, eu digo:


Não, o título não foi preponderante para o meu interesse no mundo da bola. Apenas foi uma coincidência, podia ter despertado em qualquer outro jogo. Mas vale ressaltar que títulos e boa fase de um time são momentos oportunos para alguns torcedores, que pensam: “ah, esse time é o melhor, é pra ele que vou torcer”.

Na linguagem popular, dizemos que estes são os ‘modinhas’. Com opinião e gosto bem maleáveis, podem mudar a qualquer hora.


Ah! e quando era questionado sobre o time de coração, dizia sempre o Corinthians.
Torcedor mais por parte de meu pai, um fanático, louco pelo Corinthians desde a sua infância. Nem quero pensar se eu e meu irmão mais novo viéssemos a contrariá-lo... com certeza seria o maior desgosto da sua vida.

Mas eu não entendia o fato de torcer pelo time de coração. Não entendia esse sentimento.

Não entendia como o futebol é uma linguagem universal. Como pode mover multidões e fazer chorar até o mais duro dos corações.


De emoção, de tristeza, seja lá o que for. É mesmo surpreendente.

Assim como foi para a minha família e amigos; no passado, achava ridículo ver pessoas reclamando e discutindo por futebol. Eu não dava a mínima para este assunto, até mesmo quando se tratava de Copa do Mundo.

Mas eu mudei, felizmente; depois do primeiro jogo, fui pegando gosto pelo futebol aos poucos, de todas as partes do mundo. E procurando saber tudo que é relativo: do goleiro ao centroavante, entendendo as regras de arbitragem, esquemas táticos, e etc.


Realmente uma mudança repentina, ‘da água pro vinho’.


Só a paixão pelo Corinthians não foi repentina, vale ressaltar. Digo apenas que estava adormecida, e precisava despertá-la algum dia. Bom para mim, mais um para a Fiel torcida - o ‘bando de loucos’ pelo Corinthians -, bom para o futebol.
E também é bom para você, leitor. Que teve e continuará tendo o prazer de acompanhar este espaço virtual, com informações, notícias, e opiniões futebolísticas do blogueiro.


Aqui a bola não pára. E o título do blog já diz tudo.



Reinaldo Vieira

7 comentários:

Marton Olympio disse...

é pq vc não é rubro-negro meu caro.
não sabe o que é ser completamente FELIZ!

SRN!


http://martonolympio.blogspot.com/2008/11/vida.html

18 de março de 2009 às 14:36
Esther Saldanha disse...

Hiehe, meu caro eu não dou a mínima pra futebol. Nem ao menos tenho time, mas até curto ver uma partida ou outra.
No entanto entendo sua paixão, sinto o mesmo por artes marciais e basquete =).
É muito bom quando decobrimos uma nova paixão. Espero que dure pra sempre ^^/

sem mais

grande abraço

18 de março de 2009 às 14:41
Unknown disse...

sempre fui corinthiana.
mas o fanatismo bateu na minha porta há exatos 3 anoos.

é muit bom torcer pra qualquer time, mas torcer pro corinthians é ter um algo a maais..

*-*

18 de março de 2009 às 14:43
grupo gauche disse...

como são paulina me nego a fazer um comentário hahahaha
zueira!
enfim, existe gosto pra tudo :P abraço

18 de março de 2009 às 15:42
João Henrique Olegario disse...

na boa...
huauhuha
nao curti o texto nao
li tudo pq te conheço, senao tinha parado logo no começo

talvez ele ficasse melhor colocado la no começo do blog

18 de março de 2009 às 16:20
Not found! disse...

"Pense em um menino antipático, moleque, e sem o menor interesse por futebol. E mais ainda, que ele tem raiva desse esporte e da maioria de pessoas que o apreciam."

Porra, esse aí sou eu! :P hahaha
Sou Corinthiano, até assisto alguma partida ou outra... mas nem cheira, nem fede pra mim futebol :)

18 de março de 2009 às 16:55
Vic Vivendo disse...

Nossa que coisa hem!! sua história é interessante.Tive um namorado q não gostava de futebol. Ele passou a gostar depois q eu fiz ele comprar uma camisa do Flamengo para mim..haushauhsua...

Beijo e uma Feliz Páscoa.

12 de abril de 2009 às 14:27