terça-feira, 16 de setembro de 2008

O pior cego...

... é aquele que não quer ver". É esse famoso ditado que rege os dias de nossa atual seleção.
Pergunte a seus amigos se hoje existe algo mais entediante do que assistir aos jogos da Seleção Brasileira. Dificilmente você conseguirá outra resposta.
Desde a Copa de 2006, o Brasil não vem apresentando um bom futebol. E não falo em jogar bonito e dar show, mas sim em jogar de forma eficiente, com um padrão de jogo bem definido. Algo que Dunga planeja na maioria dos jogos, e é defensivo.

Por cismar em jogar dessa forma, o torcedor brasileiro se afastou dos jogos da Seleção. E não poderia ser diferente, já que esse padrão foge das nossas tradições de pentacampeões mundiais.
Para quem já chegou a despertar do seu sono durante a madrugada, a fim de ver nossos craques jogarem, é deprimente esse futebol que a Seleção joga. Um futebol fraquíssimo, capaz de irritar até o torcedor menos patriota, em qualquer jogo.

Vale lembrar que após a última Copa só houve DOIS amistosos dignos da Seleção: contra Portugal (em 2007, derrota por 2 a 0) e Inglaterra (em 2007, empate em 1 a 1). Os demais foram contra Noruega, Suíça, País de Gales, entre tantas outras "elites" do futebol. Todos no exterior, e sem o menor fim competitivo.

O prestígio de Dunga já acabou faz tempo com os torcedores, seguindo o raciocínio de "como técnico, ele foi um ótimo jogador". Principalmente pelas suas convocações no mínimo, contestáveis; a maioria dos convocados atua no exterior, como se isso envolvesse outros interesses, que vão muito além das quatro linhas.
Mas pensando na Copa de 2010, ainda há tempo para mudar; Dunga ainda possui um pouco de prestígio com Ricardo Teixeira e outros tantos da CBF.
Caso continue achando legal marcar amistosos fora do Brasil, insistir em jogadores que não parecem demonstrar interesse em vestir a amarelinha, armar a Seleção como time pequeno em todo jogo, e não cobrar mais desempenho de "medalhões" como Kaká e Ronaldinho Gaúcho, aí sim as coisas complicam de vez pro seu lado. Tendo de ver e rever muitos conceitos para continuar no cargo de treinador da Seleção Brasileira.

Como pentacampeã do mundo, a Seleção Brasileira é muito grande. Dunga sabe disso, pois já deu sua contribuição nos tempos de jogador.
Só precisa rever seus conceitos, para deixar de ser "o pior cego" que está sendo, atualmente.

Reinaldo Vieira.

0 comentários: