segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Crônicas de uma morte anunciada

"2 de Julho de 2009. Meu ano termina aqui, já consegui tudo o que eu queria. Por favor, agora só me acorde em 2010."

Estas foram as últimas e mais marcantes palavras do Corinthians neste ano. Palavras revoltantes, que me farão deixar de lado a postura de jornalista, mesmo que por apenas um dia; é um manifesto com a mediocridade e derrotismo do time após o primeiro semestre.

Felipe, Alessandro, Chicão, William e André Santos; Cristian, Elias e Douglas; Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo.

Este foi o time campeão invicto do
Paulistão e tri da Copa do Brasil. Os comandados de Mano Menezes formaram o melhor time do Brasil no 1º semestre, jogando com autoridade o melhor futebol do país, sem dúvidas.
Restando somente o Brasileirão, o Corinthians ainda jogou um começo de turno no mesmo nível; não havia motivos para abrir mão de uma inédita Tríplice Coroa, como já citei anteriormente
aqui no blog.

No entanto a diretoria alvinegra inicia um desmanche ao anunciar as vendas do volante Cristian, do meia Douglas e do lateral-esquerdo André Santos. Tudo isso por pouco mais de 11 milhões de reais...
O diretor de futebol Mário Gobbi diz que futebol é bizzness (entenda-se "business", negócios), chama parte da torcida de ignorante, e o presidente junto da sua laia não cansa de dizer a torcida que a meta já foi alcançada no ano.

Agora o objetivo é LIBERTADORES, torneio que é a maior obsessão da Fiel e que se não for conquistado traz um tsunami de crise ao Parque São Jorge. Quem acompanhou a participação mais recente (em 2006) sabe do que estou falando.

Para isso trouxeram reforços a peso de ouro como Marcelo Mattos, Edu, Edno e Defederico. Além de refugos apadrinhados como Bill, Marcinho e Henrique.

O Brasileirão continua, e eu prefiro me abster de comentar sobre um time desmotivado, desentrosado e totalmente desmotivado. E isso porque a torcida ainda não fez críticas nos últimos quatro jogos em casa, quando perdeu três destes. Apenas cantos de apoio, e nenhum clamor de raça!
Vai entender... não sei até agora qual tipo de entorpecente foi usado pela torcida.

Talvez seja a mesma torcida que pagará ingressos na faixa de 50 a 500 reais nos ingressos da Libertadores.
Uma 'pequena' tentativa de elitizar a torcida e fazer montes de dinheiro que o fenômeno Ronaldo tem direito de receber.

Existem muitos outros motivos para críticas que não caberiam aqui neste artigo. Quem me dera se Andrés Sanchez, Gobbi, Rosemberg & cia pudessem ler e entender isso.

Sim, leitura é algo muito bom.
De imediato eu recomendo o livro "Ensaio Sobre a Cegueira", de José Saramago. Para que possam refletir um pouco sobre a ignorância que estão plantando, e levando o time do povo a maior tragédia de sua história, no ano do Centenário.

Queira Deus que eu esteja MUITO enganado, e que 2010 seja um ano de glórias e festas para o Corinthians. Mas não vou me surpreender em caso de fracassos.

Faltam 2 meses para o fim do ano. É o rascunho destas crônicas sendo escrito a mais e mais tintas fortes.

Um rascunho muito mal feito, por sinal. E que a continuar assim, talvez nunca se apague.


Reinaldo Vieira


8 comentários:

Millena disse...

Sou palmeirense, mas não assisto a jogos, por falta de tempo.
O próximo ano não sabemos como será e podemos ter surpresas no futebol ou não.
O que faz o time não é um jogador mas todos.
É sempre assim por um dinheiro eles acabam vendendo alguns jogadores.

27 de outubro de 2009 às 14:44
joao henrique disse...

O que o corinthians esta passando eh algo bem pior que falta de motivação.
mas muito pior mesmo!
o que acontece é que tinha um time formatado, sólido e campeão.
vendeu-se sem nenhum peso.
vieram reforços. todos em situação duvidosa.
demora um tempo até virar um time.
falta de motivação pode ser uma das razões pelo mal futebol e se for é a menor delas.
o que nao temos é um time campeão.
e isso nao inspira pro futuro

27 de outubro de 2009 às 14:48
Anônimo disse...

o corinthians tinha um time pra ser campeão de tudo esse ano, de tudo ano que vem.
venderam por um valor ridiculo
essas contratações que ninguem sabe no que vai dar
acabaram com o ano do corinthians
e talvez com o proximo

tomara que eu estou errado e voce tambem e ano que vem venham somente alegrias ao corinthians

VAI CORINTHIANS!

27 de outubro de 2009 às 15:00
ainda mais estórias disse...

Corintiano colega?
Sou são paulina, perdendo ou ganhando. Não assisto jogo, não sei a diferença de falta e cobrança de lateral, mas sou são paulina roxa...
Por conta do meu avô e do rogério ceni.

hahaha

27 de outubro de 2009 às 15:54
Unknown disse...

sei lá.
discoordo contigo em alguns pontos.
exemplo da diretoria, torcida, dos jogadores..

mas tenho que concordar quando diz que o Corinthians está desmotivado, que não está jogando conforme tinha dito, que lutaria por esse triplice. mas a torcida está lápra incentivar, se não qual o significativo de torcida?muitos sabem o momento ruim que o Corinthians tá passando , e talvez estejam lá não para ver o Corinthians jogar, ganhar ou perder, mas achando que era necesario o seu grito, a sua fé, de que uma hora há de melhorar!
algo que para alguns, memso sendo uma derrota fica eternizado na memoria, e tenho um belo exemplo e na minha casa, minha vó. que disse, assim que siu do paca, não precisava nem ver ganhar, só de estar ali, com aquele povo, gritando, e de certa forma ajudando o time, já me valeu de tudo!"

Mas, acorda Corinthians, nós precisamos de você, como estava no começo, como deveria estar hoje e como estará ano que vem!
VAI CORINTHIANS, VAI NÃO PARA DE LUTAR!

beeeijos naldo.

27 de outubro de 2009 às 19:47
Reinaldo Vieira disse...

Amanda,

Quanto a parte da torcida, talvez eu tenha sido meio exagerado mesmo... é que não são muitos torcedores que eu vejo fazerem críticas a tudo que passa.

O início da série de problemas foi ter vendido Cristian, André Santos e Douglas. A partir daí o Corinthians jogou no lixo o que era pra ser o Brasileirão mais FÁCIL da história.

E a torcida está lá pra incentivar e tudo mais, além de viver a magia dum jogo ao vivo. Como eu, que sempre gostei de ir ao estádio *-*

Acho que é isso aí...
E VAI CORINTHIANS!

27 de outubro de 2009 às 23:20
Unknown disse...

foi sim. rsrsrs

Ah sei lá, tambem acho que erraram, mas sei lá.

Talvez não precisase vender todos eles maas pelo menos 2 dos três era sim.
ok, que foi pouco, mas era preciso!

e não acho que seria o mais facil
mas estaria tudo melhor pra nós =)

haha
beeijos

28 de outubro de 2009 às 18:59
Claudio Henrique disse...

Pra falar a verdade, o ano do Corinthians acabou depois da conquista da Copa do Brasil. Agora é pensar em montar um time forte para a Libertadores de 2010.

Abraços

3 de novembro de 2009 às 13:53