segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Dunga e seus incontestáveis

E lá vamos nós de novo. Passaporte carimbado para a Copa de 2010 na África do Sul, de forma antecipada, após a vitória por 3 a 1 em nossos 'hermanos' (e ainda fora de casa!).

Festa, alegria e sensação de dever cumprido; após três anos passados do enorme fiasco na Alemanha, Dunga tem a chance de reescrever esta história. Mas sem a raça, liderança e o punho cerrado que o tornaram um dos heróis do tetra, diga-se de passagem.

Atualmente técnico da Seleção Brasileira, Dunga conquistou vários prêmios de certo respeito: a Copa América de 2007, a Copa das Confederações neste ano, e uma medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim - este último com importância quase nula, obviamente -, que deram mais sobrevivência e prestígio no cargo.
Mas o gaúcho nunca foi unanimidade entre torcedores e a imprensa esportiva. Do mesmo mode que o técnico e conterrâneo Felipão - antes de ser pentacampeão -, Dunga não é adepto do futebol-arte, é bravo, teimoso, e possui seus homens de confiança:

Julio César, titular absoluto da amarelinha e apontado por todos como o melhor goleiro do mundo na atualidade;

Lúcio, o zagueiro e capitão, tido como a raça e a alma desta Seleção. Superou muitas críticas e vem de uma copa com atuação quase impecável. Foi um dos poucos a se salvar em 2006;

Gilberto Silva, volante. É claro que este está longe de ser unanimidade entre a torcida brasileira, mas pela idade e experiência adquirida (principalmente nos tempos de Arsenal), conta com o apoio do técnico;

Kaká, o meia tido como o maestro da atual Seleção e que já fora eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA, em 2007;

E por fim, o atacante Luís Fabiano. Que reconquistou sua vaga no primeiro turno contra o Uruguai (2 a 1 no Morumbi), marcando os gols da vitória. E desandou a fazer gols desde então, assumindo assim a camisa 9 da Seleção, vaga desde a saída de Ronaldo.

Sim, são ótimos nomes que o treinador tem em mãos e que não estão aí por acaso. Incontestáveis, tal como Dunga também deseja ser. Quer deixar de ser uma simples aposta de Ricardo Teixeira (presidente da CBF) e calar a boca dos críticos. Pode e deve conseguir isso.

Esse filme eu já vi.
E que se repita no próximo ano, rumo ao hexa!


Reinaldo Vieira

6 comentários:

Anônimo disse...

faltou falar do robinho, jogador que o dunga mais convocou e que mais vestiu a camisa na era dunga
de resto ta certo
e eu não gosto do gilberto silva
só jogou bem na vida no arsenal invencivel

8 de setembro de 2009 às 15:56
joao disse...

é faltou falar do robinho mesmo
se eu nao me engano jogou 45 dos 47 jogos com o dunga. Os ultimos 40 seguidamente. Isso é um recorde com a camisa da seleção

8 de setembro de 2009 às 16:50
Reinaldo Vieira disse...

Acho que devo ter me esquecido dele mesmo, mals ae :P

Claro que ele tem seus méritos dentro da seleção, mas não acho ele incontestável... é que faltam opções melhores do que ele, e com a mesma função tática no Brasil.
Um dos poucos que eu vejo com características parecidas é o Dentinho, mas a amarelinha principal ainda tá longe pra ele.

De resto, é isso aí.

8 de setembro de 2009 às 18:31
Iuri Iacona disse...

Eh, mas se vc pois o Gilberto Silva, q muita gente nao acha incontestavel, pela opniao do dunga, o Robinho tb deveria estar!

8 de setembro de 2009 às 22:06
Daniel Silva disse...

Olá, Reinaldo.

Recomendo estes posts pra você:

http://esteticamusical.blogspot.com/2009/06/quando-estrelas-do-rock-se-unem-para.html

http://esteticamusical.blogspot.com/2009/05/42-anos-de-noel-gallagher-alma-do-oasis.html

http://esteticamusical.blogspot.com/2009/08/straw-o-classico-perdido-do-britpop.html

Abraço

8 de setembro de 2009 às 22:44
Unknown disse...

Repare que o BR vem mantendo o esquema de perder uma e ganhar a próxima (COPA), então grandes chances de ganharmos em 2010 e perdemos (em casa) em 2014 O.O

8 de setembro de 2009 às 23:07