sexta-feira, 22 de maio de 2009

A farsa dos tribunais no futebol

Desmoralizado. Vergonhoso. Ridículo.
Nunca uma entidade judicial foi tão criticada nos ultimos tempos como o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Mas diga-se de passagem, críticas justíssimas devido a denúncias que, por mais medíocres que sejam, sempre dão um jeito de fulano ou sicrano enquadra-las ora em artigos 250, 252, 253 (este último é sempre o mais cogitado), e etc.

Além de cogitarem pena superior a 'n'
dias fora dos gramados, e por aí vai. Porém no final das contas, praticamente nenhuma punição se aplica, certo? Ou quando muito, metade desta é revertida em cestas básicas para instituições.

É. O que deveria zelar pela ordem dentro e fora dos gramados acabou virando palhaçada.

Na Série A do ano passado, já vimos casos absurdos disso.
Como no jogo entre Grêmio e Botafogo, por exemplo; o meia Carlos Alberto - até então atuando pelo Botafogo - foi suspenso por nove jogos por provocar o zagueiro gremista Léo apalpando-lhe as nádegas (falando cordialmente). Até aí uma provocação natural, mas em qual outro lugar do mundo isso é passível de punição?!

Mais estranho que isso, foi o caso com Diego Souza; o meia do Palmeiras foi julgado em primeira instância por cotovelada no volante cruzeirense Fabrício, e foi absolvido. Porém foi julgado novamente semanas depois, e punido com um jogo de suspensão, a véspera da 'decisão' contra o Grêmio. E o resto do filme todo mundo já sabe...

O mesmo Diego que foi punido novamente nessa segunda-feira, após julgamento sobre a rasteira aplicada no zagueiro santista Domingos, nas semifinais do Paulistão.
Cotado para pegar de 120 a 540 dias de suspensão, acabou ficando só com oito jogos. Que serão cumpridos apenas no Paulistão do ano que vem.
Ou seja: no final das contas, uma punição conveniente que satisfez clube e agressor.

Para encerrar, veio o dia seguinte. E foi a vez de Dentinho receber o efeito suspensivo de uma punição que já era absurda; em lance com Rafael Moura, do Atlético-PR, foi proteger a bola e esbarrou o braço sem querer no rosto atacante. Um lance típico de jogo, onde apenas os diretores atleticanos se doeram e encaminharam a denúncia.
Com o efeito suspensivo, o tribunal fica totalmente desmoralizado, e fica a pergunta: "afinal, para que serve o tribunal?"

Enquanto escrevo aqui, auditores querem relembrar os tempos de ditadura com Felipe - por ter falado o que todos pensam sobre o STJD -, querem denunciar Ronaldo por puxão de cabelo, e etc. Como se realmente não existisse maiores escândalos no futebol brasileiro...

Querem fazer com que o futebol deixe de ser popular. E infelizmente, estão conseguindo isso.


Reinaldo Vieira

3 comentários:

Marton Olympio disse...

E o Juan que foi suspenso por 30 dias?
E o Cuca que foi supenso por 90 e a punição caiu para 3 jogos :)

Pois é

http://martonolympio.blogspot.com/

23 de maio de 2009 às 13:01
@marcosdevon disse...

Não entendo NADA de futebol. Fato!
Mas fiz questão de ler a postagem.
Nuss mew, coisa de merda tudo isso feito no futebol, né?
Punir alguem por... por...uma pegadinha? (6')
Bsurdo! --'
Hum.


O blog ta nota 10, adorei.
Abraços. o/

24 de maio de 2009 às 00:58
Flaviana disse...

Cada louco com a sua maniia ein!
Aff, odeio isso, ser punido por besteira!
u.u'

Obrigada pelo coment no meu blog!
É muiito bom mesmo falar de amor :D
vou te seguir!

25 de maio de 2009 às 14:25