Crônicas de uma morte anunciada

"2 de Julho de 2009. Meu ano termina aqui, já consegui tudo o que eu queria. Por favor, agora só me acorde em 2010."

Estas foram as últimas e mais marcantes palavras do Corinthians neste ano. Palavras revoltantes, que me farão deixar de lado a postura de jornalista, mesmo que por apenas um dia; é um manifesto com a mediocridade e derrotismo do time após o primeiro semestre.

Felipe, Alessandro, Chicão, William e André Santos; Cristian, Elias e Douglas; Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo.

Este foi o time campeão invicto do
Paulistão e tri da Copa do Brasil. Os comandados de Mano Menezes formaram o melhor time do Brasil no 1º semestre, jogando com autoridade o melhor futebol do país, sem dúvidas.
Restando somente o Brasileirão, o Corinthians ainda jogou um começo de turno no mesmo nível; não havia motivos para abrir mão de uma inédita Tríplice Coroa, como já citei anteriormente
aqui no blog.

No entanto a diretoria alvinegra inicia um desmanche ao anunciar as vendas do volante Cristian, do meia Douglas e do lateral-esquerdo André Santos. Tudo isso por pouco mais de 11 milhões de reais...
O diretor de futebol Mário Gobbi diz que futebol é bizzness (entenda-se "business", negócios), chama parte da torcida de ignorante, e o presidente junto da sua laia não cansa de dizer a torcida que a meta já foi alcançada no ano.

Agora o objetivo é LIBERTADORES, torneio que é a maior obsessão da Fiel e que se não for conquistado traz um tsunami de crise ao Parque São Jorge. Quem acompanhou a participação mais recente (em 2006) sabe do que estou falando.

Para isso trouxeram reforços a peso de ouro como Marcelo Mattos, Edu, Edno e Defederico. Além de refugos apadrinhados como Bill, Marcinho e Henrique.

O Brasileirão continua, e eu prefiro me abster de comentar sobre um time desmotivado, desentrosado e totalmente desmotivado. E isso porque a torcida ainda não fez críticas nos últimos quatro jogos em casa, quando perdeu três destes. Apenas cantos de apoio, e nenhum clamor de raça!
Vai entender... não sei até agora qual tipo de entorpecente foi usado pela torcida.

Talvez seja a mesma torcida que pagará ingressos na faixa de 50 a 500 reais nos ingressos da Libertadores.
Uma 'pequena' tentativa de elitizar a torcida e fazer montes de dinheiro que o fenômeno Ronaldo tem direito de receber.

Existem muitos outros motivos para críticas que não caberiam aqui neste artigo. Quem me dera se Andrés Sanchez, Gobbi, Rosemberg & cia pudessem ler e entender isso.

Sim, leitura é algo muito bom.
De imediato eu recomendo o livro "Ensaio Sobre a Cegueira", de José Saramago. Para que possam refletir um pouco sobre a ignorância que estão plantando, e levando o time do povo a maior tragédia de sua história, no ano do Centenário.

Queira Deus que eu esteja MUITO enganado, e que 2010 seja um ano de glórias e festas para o Corinthians. Mas não vou me surpreender em caso de fracassos.

Faltam 2 meses para o fim do ano. É o rascunho destas crônicas sendo escrito a mais e mais tintas fortes.

Um rascunho muito mal feito, por sinal. E que a continuar assim, talvez nunca se apague.


Reinaldo Vieira


Read More

Entre pontos e pontas

Já se passaram trinta rodadas desde o início do campeonato. E o Brasileirão deixa novamente a impressão de que é bastante equilibrado. As vezes é tanto equilibrio que chega a irritar os torcedores dos times que o disputam.
Mas isto não quer dizer que o futebol esteja de encher os olhos. Pelo contrário, o nível de habilidade está caindo cada vez mais, pelos velhos motivos que o torcedor está cansado de saber. Motivos que refletem a conhecida frase "é rir pra não chorar".

A risada do momento é olhar para os extremos da tabela (G4 e U4, respectivamente) e ironizar os times que o compõem - e alguns que estão chegando lá - há algum tempo. É incrível como ninguém de cima quer ser campeão, e os que estão embaixo estão pedindo a todo instante para serem rebaixados.

Ostentando a liderança durante quase um turno - que equivale a 19 rodadas- , o líder Palmeiras entrou podendo aumentar a diferenca para o vice em até sete pontos. Mas perdeu em pleno Parque Antártica para o Flamengo, que já começa a chegar no pelotão da frente.
A situação só não foi pior porque o São Paulo também perdeu em casa,para o Atlético-MG (que agora é o novo vice-líder), e o Inter empatou fora de seus domínios com o Fluminense, lanterna da competição.

E no outro extremo estão os times prestes a cair, como Fluminense, Sport, Náutico & cia. Que rodada após rodada parecer estar cada vez mais condenados. Fato que só não se consumou porque Botafogo, Atlético-PR e Coritiba estão se superando nas piores campanhas.

O que podemos esperar de surpresas daqui pra frente?
Veremos nas oito rodadas seguintes...



Reinaldo Vieira

Read More