Outra festa em casa alheia... Será ?

Domingo, 30 de Novembro de 2008. Um dia armado para uma festa no Morumbi; camisas comemorativas já estavam prestes a serem vendidas, estádio lotado, faixas de campeão com os torcedores, etc. Mas o que se viu foi o empate em 1 a 1 com o Fluminense, que adiou essa festa. E mais ainda, mudou-a de lado na tabela.

Calma! pelo menos para o outro Tricolor, o das Laranjeiras; foi o pontinho suficiente para livrar o time do rebaixamento. Depois de um ano tão conturbado, com a perda da Libertadores e passando quase o Brasileirão todo no U4 (grupo dos quatro últimos), o Fluminense já pode respirar aliviado e começar a fazer seus planejamentos para o ano seguinte.

Do outro lado, o São Paulo continua dependendo só de si para garantir o seu sexto título nacional. Festa que se vier a acontecer, vai ser fora de sua "casa" pela quarta vez.
Para quem não se lembra, a primeira foi no Mineirão contra o Atlético-MG, em 1977. Em 86, contra o Guarani no Brinco de Ouro, em Campinas. E em 91 diante do Bragantino no Marcelo Stéfani, em Bragança Paulista.
A quarta conquista pode ser no Distrito Federal (DF). Contra o Goiás, no estádio Bezerrão.

Logo abaixo vem o tricolor gaúcho, o Grêmio. Que enfrenta o Atlético-MG em sua "casa", o estádio Olímpico. Mas que nas atuais circunstâncias, não depende só de si; precisa torcer pela derrota do São Paulo, e garantir os três pontos diante de sua torcida.
Aí sim poderá comemorar o seu tri do Brasileirão. E "em casa" claro, que é sempre melhor.

Decisão acirrada até a última rodada no Brasileirão 2008, o melhor desde a invenção do sistema por pontos corridos, sem dúvidas. Que emoção!

Agora é esperar até o próximo domingo, e ver em qual casa será a verdadeira festa.

O que é mais provável? O Grêmio vencer em casa, ou o São Paulo ao menos empatar fora?
São questões que ficam para o próximo domingo.

Para tricolores paulistas e gaúchos, calma. Muita calma nessa hora.


Reinaldo Vieira
Read More

O Imperador que perdeu a Majestade

Por atos de indisciplina com o clube e o treinador José Mourinho, Adriano foi afastado da Inter de Milão. Deixando seu futuro indefinido, mais uma vez.
E não é de hoje que o Imperador esteja nessa má fase, e que seu nome esteja quase sempre envolvido em bebida, balada, ou qualquer outra polêmica. Triste.

Seu melhor momento foi na Copa América de 2004, quando marcou sete gols, sendo um deles nos acréscimos da final contra a Argentina. O jogo acabou empatado em 2 a 2, e o Brasil levou o título nos penaltis.

Suficiente para ser eleito o melhor jogador da competição, não é ?

Era uma euforia total, e ali o atacante começava a garantir seu espaço na Seleção Brasileira. Ponto.

Porém, após um ano e alguns meses depois, recebeu a notícia de que seu pai tinha morrido. E daí em diante, seu emocional começou a desabar; teve uma pífia participação na Copa de 2006 (junto com toda a Seleção, é verdade), passou quase o ano inteiro sem marcar gols pela Inter, e foi duramente criticado pela imprensa esportiva.
Também começou a cair nas baladas, e perdeu a confiança de Roberto Mancini, técnico do time nerazurri naquela ocasião.

No começo desse ano, foi emprestado por seis meses ao São Paulo para recuperar seu futebol.
E teve uma boa passagem, marcando 17 gols e rendendo dinheiro ao clube com a venda de camisas com o nome do jogador.

Mas mesmo em um clube tão organizado, o Imperador não deixou de aprontar algumas das suas. Preocupante.

De comando novo, a Inter exigiu o retorno de Adriano para a disputa do Calcio e da Champions League. Fez três gols, mas pisou novamente na bola com dirigentes e comissão técnica, que o afastaram por tempo indeterminado.
Seria um ponto final na carreira do Imperador ? Não creio; apesar das suas mancadas, tem a sorte de que muita gente gosta dele, e acredita na sua recuperação. Que nesse momento, é mais mental do que física.

Que faça valer o seu apelido, um exemplo digno da pessoa que tudo supera, tem força, e encanta o povo.

Pois no momento, é o primeiro que perdeu sua majestade. E agora luta para recuperá-la.


Reinaldo Vieira
Read More

De que lado você está ?

Não há como negar o clima ruim no Palmeiras, após a derrota de 1 a 0 para o Grêmio em pleno Palestra Itália, e que deixou o pentacampeonato bem mais distante do alviverde.

É uma situação difícil, mas não desesperadora. Como foi o goleiro Marcos, querendo ter momentos de atacante, e indo para a área gremista tentar o gol de empate, sendo que ainda faltavam quinze minutos de jogo.

Foi na melhor das intenções, mas não foi bem digerida pelo técnico Luxemburgo, que mais uma vez repreendeu a atitude do Santo. E em contrapartida, Luxemburgo foi repreendido pela torcida palmeirense, que tem o goleiro como unanimidade.

Marcos é um grande goleiro, e seus números são respeitáveis; quase 16 anos de carreira e 402 partidas com a camisa do Palmeiras. Conquistou títulos e esteve sempre presente nos bons e maus momentos do clube. É um dos poucos jogadores de hoje que ainda tem amor a camisa, e que consegue ser respeitado e admirado por qualquer torcedor, seja ele corintiano, sãopaulino, santista, enfim... qualquer um mesmo.

Do outro lado, Luxemburgo. Que tem a fama de ser "estrategista" em seus jogos e é um técnico especialista em ganhar o Brasileirão; são 5 conquistas no total (2 com Palmeiras, 1 com o Corinthians, Cruzeiro e Santos). É um técnico campeão, e faz sempre seus jogadores incorporarem esse espírito de conquista.
Mas para os torcedores, carrega sempre a imagem de pessoa arrogante, reclamão e em especial, de mercenário. O torcedor palmeirense ainda não esquece a sua saída no meio do Brasileirão em 2002, quando o time acabou o ano sendo rebaixado para a Série B.

Hoje, a situação é bem oposta; o Palmeiras fez grandes investimentos, tem um ótimo elenco, e não pode ficar de fora dessa briga pelo título (que diga-se de passagem, é a mais acirrada desde que foi criado o sistema de pontos corridos).

Agindo pela emoção, o torcedor estará do lado de Marcos. O capitão e maior símbolo do time nesse momento, que fala o que pensa na melhor das intenções, para ajudar o time.

Agindo pela razão, o torcedor estará ao lado de Luxemburgo. Técnico de respeito, e que num campeonato tão disputado como esse, pode sempre bolar alguma de suas estratégias para ganhar o título.

Mesmo faltando apenas 4 rodadas para o fim.

E você, de que lado está?


Reinaldo Vieira
Read More